Cultura organizacional

CULTURA ORGANIZACIONAL DA SWITZER

A empresa

A SWITZER é uma marca registada de Alta Joalharia com sede em Portugal. Fundada por Ilênia Vieira da Silva, acumula 20 anos de experiência e know-how como especialistas na arte de conceber jóias de elevada qualidade e distinção. A marca dispõe de fábrica própria e punção de industrial de Joalharia na Casa da Moeda Portuguesa - INCM.

A SWITZER é reconhecida pela beleza de seus designs, pela alta qualidade em seus acabamentos e matéria-prima, também, pela excelência da qualidade de serviço prestada aos seus clientes, desde o atendimento até à fase pós-venda.

A SWITZER concebe soluções eficazes e criativas, onde a tecnologia, a inovação e o design são a filosofia assumida por uma equipa coesa e competente, sendo o factor humano a chave para o sucesso. Desde o planeamento, à preparação e execução, a SWITZER envolve-se em cada projecto privilegiando a exclusividade e distinção, ao mesmo tempo que garante elevada performance e superação das expectativas dos seus clientes.

Missão

Conceber soluções de Alta Joalharia distintas e qualidade singular, onde a inovação, o design e a confiança são factores-chave para a satisfação dos nossos clientes.

Visão

Ser reconhecida como uma das melhores empresas no sector da Alta Joalharia pela excelência da sua criação, dando particular ênfase à originalidade, beleza e exclusividade dos seus produtos, assumindo uma conduta ética e responsável com todos os parceiros do seu negócio.

Valores da SWITZER

Inovação e Distinção - A inovação está na base dos nossos projectos. Queremos ser diferentes pela capacidade de inovar constantemente, valorizando a nossa proposta de valor, E estando atentos às exigências e expectativas do mercado.

Competência e Rigor - Procuramos a optimização de recursos e materiais, de forma a maximizar o seu retorno e evitar desperdícios. Para isso contamos com a colaboração de uma equipa de trabalho fortemente motivada, qualificada e competente.

Confiança e Transparência - Baseamo-nos no profissionalismo, no rigor e na transparência das relações, por forma a salvaguardar a confiança e o respeito por todos os nossos “stakeholders”.

Orientação para o cliente - Trabalhamos todos os dias para satisfazer os interesses e necessidades dos nossos clientes, procurando superar as suas expectativas, através da criação de valor e da valorização do primado co cliente.

Respeito pelo Ambiente - Implementamos as boas práticas ambientais, por forma a reduzir os efeitos adversos resultantes da nossa actividade, protegendo o meio envolvente e preservando o bem-estar dos nossos colaboradores.

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS

• Manter uma atitude pró-activa junto do mercado onde operamos, testando cada limite, cientes da elevada qualidade que deve ser emprestada à criação de valor dos nossos produtos, e acompanhados por um serviço de excelência.

• Reduzir os custos de exploração por via do aumento da competitividade e eficiência do serviço prestado.

• Alavancar as vantagens competitivas da SWITZER decorrentes do seu posicionamento no mercado e da qualidade das suas soluções.

• Consolidar a sustentabilidade financeira presente e futura, focando o seu planeamento estratégico no core das suas áreas de negócio.

• Apostar na organização interna, nomeadamente a liderança, robustecimento da capacidade financeira, criatividade e qualidade do serviço.

• Inovar a oferta de soluções de modo a propor distinção e exclusividade junto dos nossos segmentos de mercado.

COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA DA SWITZER

Os Comportamentos de Cidadania Organizacional definidos pela SWITZER enquadram-se no âmbito de um conjunto de ações espontâneas dos colaboradores, as quais trazem consequências benéficas à organização, em particular nas dimensões de colaboração entre as diversas equipas de trabalho, sugestões criativas para melhoria organizacional, autoformação para maior responsabilidade social e criação de um clima social favorável.

A SWITZER reconhece como necessárias as seguintes acções de Cidadania Organizacional:

• Garantir o trabalho de equipa como um dos principais factores de desenvolvimento;

• Assegurar um clima social favorável nas relações de trabalho;

• Diminuir custos e libertar recursos para actividades mais produtivas;

• Assegurar uma política de valorização e desenvolvimento de competências;

• Facilitar a coordenação entre os vários grupos de trabalho e seus membros;

• Contribuir para reter e atrair as pessoas mais competentes;

• Facilitar a estabilidade do desempenho organizacional;

• Valorizar a eficácia da política comunicacional nas relações de trabalho;

• Contribuir para a melhoria da qualidade das decisões;

• Representar cada área de trabalho com probidade e elevação;

• Contribuir para a satisfação, fidelidade e aumento da carteira de clientes.


CÓDIGO DE ÉTICA DA SWITZER

O Código de Ética define os princípios que devem orientar o trabalho e as relações na empresa e, também a conduta ética que cada profissional da SWITZER deve adoptar para a constante melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.

Este código explicita o que consideramos ético em acções e postura profissional com quem nos relacionamos. Para a SWITZER, ser a melhor é um desafio e uma meta que procuramos alcançar, através do trabalho, do profissionalismo, da determinação e da conduta ética e responsável de todos seus colaboradores.

O presente código de ética é uma referência formal que se aplica a todos os colaboradores directos, independentemente do cargo ou função que ocupem, e prestadores de serviços da SWITZER, dos quais se espera uma conduta pessoal e profissional uniforme, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os diversos segmentos da sociedade.

Assim, a empresa SWITZER está comprometida com os mais altos padrões de ética e boa conduta empresarial. Isso abrange as suas relações com todos os parceiros com quem estabelece contactos institucionais e comerciais.

COLABORADORES

A empresa SWITZER compromete-se a tratar os seus colaboradores de uma maneira honesta e a cumprir as práticas de empregabilidade baseadas na igualdade de oportunidades para todos os colaboradores.

Respeitará a privacidade individual e tratará todos os colaboradores com dignidade e respeito, independentemente de fatores como a idade, etnia, cor, sexo, religião ou nacionalidade.

A empresa SWITZER compromete-se em proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis e uma atmosfera de comunicação aberta a todos os seus colaboradores.

CLIENTES

A empresa SWITZER compromete-se em oferecer alta qualidade e confiabilidade, praticando preços justos e efetuando transações honestas e responsáveis.

FORNECEDORES

A empresa SWITZER compromete-se em tratar honestamente todos os fornecedores, privilegiando a concorrência justa, sem discriminação ou dissimulação, de um modo compatível com o desenvolvimento das relações comerciais efetivas.

CONCORRENTES

A empresa SWITZER compromete-se em cumprir vigorosa e honestamente para a expansão dos seus negócios e a concentrar os seus esforços exclusivamente nos méritos da sua participação no mercado concorrencial.

ESTADO E COMUNIDADES

A empresa SWITZER compromete-se em ser uma empresa responsável, a nível nacional, e nas comunidades onde desenvolve as suas actividades, cumprindo e respeitando todas as leis nacionais e locais.

BANCA

A empresa SWITZER compromete-se em ser uma empresa honesta e responsável, cumprir os seus compromissos atempadamente, respeitar todas as condutas obrigacionais, granjeando assim a confiança junto dos seus parceiros financiadores.

SEGUROS

A empresa SWITZER compromete-se em cumprir vigorosa e honestamente os compromissos obrigacionais juntos dos seus parceiros e organizações seguradoras.