Se um anel de noivado grande e brilhante é o anel dos seus sonhos, ficará feliz ao saber que existem várias maneiras de maximizar a aparência da pedra de diamante sem aumentar o tamanho dos quilates (e, consequentemente, o preço).
Independentemente do orçamento, é possível fazer um diamante parecer maior sem o custo associado ao aumento do tamanho do quilate. Escolhendo estrategicamente a lapidação, o aro e a cravação, o anel de noivado parecerá maior e mais brilhante do que nunca.
Para isso, a Switzer reuniu um conjunto de dicas para que consiga maximizar a aparência e o brilho do seu anel de noivado.
1. Conseguir a melhor lapidação do Diamante
Na lapidação são analisados diversos fatores, como proporções, simetria e polimento. A lapidação, a partir dos ângulos e das facetas utilizadas, determina como o diamante irá refletir a luz. Como possui um índice de refração muito alto, qualquer trabalho de lapidação irá aumentar o brilho da gema. No entanto, quando a lapidação é feita nas proporções ideais, a quantidade de luz refletida aumentará, ou seja, o brilho do diamante será muito maior.
De acordo com o (GIA) Instituto Gemológico da América, a lapidação de um diamante pode ser considerada excelente, muito boa, boa e razoável. Quanto melhor for a lapidação, maior a quantidade de luz que o diamante irá refletir e, consequentemente, maior e mais brilhante ele vai parecer, melhorando o resultado exponencialmente.
Para diamantes com lapidação brilhante (redonda), apenas é recomendada a utilização de pedras com uma lapidação considerada excelente na escala de classificação. Para outras formas não existe uma lapidação ideal e, por isso, é sempre recomendado consultar a opinião de um gemólogo experiente.
2. Diamantes com lapidação brilhante (redondos) dão a ilusão de uma pedra maior
A nível de formato, os diamantes redondos dão a sensação de serem maiores em proporção ao seu número de quilates, comparativamente com outros tipos de lapidação. A lapidação circular não é tão profunda, pelo que muito do seu peso é refletido na dimensão visual da pedra. Este tipo de lapidação possui preços mais acessíveis, sendo possível optar por um diamante maior (até 0.20 quilates a mais), pelo mesmo preço.
3. Lapidações retangulares, ovais e alongadas também fazem a pedra parecer maior
O tipo de lapidação oval tende a parecer maior, uma vez que é alongado e ocupa muito espaço no dedo anelar. A forma Marquesa ou Esmeralda também aparentam uma pedra maior. Estes três tipos de lapidação parecem maiores que o peso real em quilates.
4. Evite o tipo de Lapidação Cushion
Este tipo de lapidação é em forma quadrada com cantos arredondados.
Assim como alguns tipos de lapidação fazem o anel de noivado parecer maior, outros fazem com que pareça mais pequeno. A lapidação Cushion corta os diamantes de uma forma muito profunda, pelo que a maior parte do seu peso em quilates está por baixo da superfície, onde não pode ser visto. Para além disso, este tipo de lapidação tem um valor de mercado muito alto atualmente.
5. Escolha uma cravação com garras finas para que o diamante seja o destaque central
Uma forma inteligente de maximizar a aparência do diamante central é minimizar a aparência de todo o restante anel. Utilizar um tipo de cravação com garras finas e discretas permite mostrar uma maior superfície do diamante, o que é preferível do que ter a pedra escondida pelas garras.
6. Opte por poucas garras na cravação
Aliada à escolha de garras finas, devem ser escolhidos anéis de noivado com poucas garras.
Diamantes com lapidação redonda têm, normalmente, quatro, cinco ou seis garras. Se pretende maximizar o tamanho do diamante, opte por menos garras para que toda a atenção esteja focada na pedra (por exemplo, máximo de 4 garras)
7. Escolha um metal branco e brilhante para o aro do anel de noivado
A utilização de ouro branco ou platina, no aro do anel de noivado, atuará como um espelho para refletir o brilho do diamante, parecendo com que este seja ainda mais claro.
Caso opte pelo ouro amarelo no aro do anel, as garras devem ser em metal branco. Desta forma, a platina combina com o diamante e não reflete a cor dourada.
8. Considere diamantes coloridos
Diamantes coloridos destacam-se e parecem maiores que o diamante tradicional, apesar de terem um valor de mercado superior. Opte por tons claros de rosa, amarelo, verde ou azul.
9. Seja flexível com a cor e claridade do diamante
Todos os diamantes são classificados pela cor e claridade.
O diamante ideal é incolor e é classificado como D, na tabela de cor. No entanto, a maioria dos diamantes disponíveis no mercado de joias, apresentam um tom levemente champanhe, quase impercetível para um leigo. À medida que a cor champanhe fica evidente, ele perde valor e ganha uma classificação mais baixa. Por outro lado, a clareza demonstra a quantidade de imperfeições existentes no diamante.
Se o objetivo é conseguir um diamante grande, é possível maximizar o orçamento do seu anel de noivado escolhendo uma pedra de quilate maior com uma cor ou claridade mais baixa. O diamante será igualmente deslumbrante.
10. Escolha um aro do anel fino e delicado
Quanto mais largo for o aro do anel de noivado, mais pequeno o diamante parecerá.
Um aro do anel fino e delicado fará com que o diamante pareça bem maior, em proporção. Para além de escolher um aro fino, pode ainda escolher um que afunile quando se aproxima do centro. Este tipo de aro destaca a pedra central ainda mais.
11. Escolha o tipo de cravação Halo ou Cluster
Estes tipos de cravação possuem um aro de diamantes em pequenas pedras colocadas em torno da pedra central. Desta forma, é possível aumentar o número de quilates do anel de noivado sem aumentar tanto o preço como seria se colocasse um único diamante com o mesmo peso total de quilates. Optar por estes tipos de cravação adiciona brilho extra e fará com que o diamante pareça significativamente maior.
12. Escolha o tipo de cravação Três Pedras com diamantes laterais menores
Se o tipo de cravação Três Pedras é a sua escolha, opte por pedras laterias menores para que a atenção do diamante central não seja desviada.
13. Coloque o anel de noivado numa mão e a aliança de casamento na outra
O anel de noivado pode ser ofuscado pela adição de uma aliança de casamento. Neste caso, a solução pode passar por usar a aliança de casamento na mão esquerda, como é habitual, e colocar o anel de noivado no dedo anelar da mão direita. Não é tradicional, mas é uma forma única e diferenciadora de usar os dois anéis e ter a certeza que o anel de noivado brilha mais que nunca.
14. Limpe o seu anel de noivado regularmente
Manter o diamante polido e livre de sujidades e gorduras irá potenciar o brilho da pedra. Quanto mais brilhante e reluzente for o diamante, maior ele irá parecer. Por outro lado, se estiver sujo parecerá sempre mais pequeno e monótono.
Normalmente, é aconselhado que o anel de noivado seja limpo profissionalmente por uma joalharia a cada seis meses. Para além deste cuidado, pode também limpar o seu anel em casa sempre que possível, para manter a sua beleza.
Para realizar a limpeza do seu anel em casa, são necessários alguns cuidados. Utilize algumas gotas de detergente da louça em água morna e deixe o anel submerso, durante 20 a 40 minutos. De seguida, escove gentilmente o anel com uma escova macia e enxague. Deixe secar naturalmente ao ar ou utilize um pano macio. Evite sempre secar o anel de noivado com papel, já que poderá riscá-lo. Desta forma, conseguirá manter o seu anel limpo das impurezas do dia-a-dia, de cremes e maquilhagem.