Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Switzer

Têm loja ou joalharia física?
A Switzer apenas vende nos seus próprios espaços, dispondo de quatro Showrooms de joalharia localizados em Lisboa, Porto, Leiria e Fátima. O atendimento é realizado por marcação, conferindo uma maior segurança e melhor qualidade de atendimento para cada cliente. Sabemos o quão importante é para os nossos clientes ver as joias pessoalmente, principalmente quando a peça de joalharia irá ser alvo de uma ocasião especial, pelo que oferecemos um atendimento de excelência, horários flexíveis e alargados e especialistas altamente qualificados para o aconselhar.
Pode fazer a sua marcação através do número 912 310 115 (também disponível por WhatsApp), através do email info@switzer.pt ou através do formulário de contacto no separador “Contactos” do nosso website.

É possível ver a joia antes da compra?
Sabemos a importância de poder ver e experimentar a joia antes da compra. Afinal, não há nada como experimentar uma aliança de casamento no dedo ou ver pessoalmente um anel de noivado. É por isso que a Switzer possibilita, sob marcação prévia, a vista de mostruários completos de todas as coleções de joias, alianças de casamento e anéis de noivado nos nossos confortáveis Showrooms, com acompanhamento gratuito pelos nossos especialistas e sem nenhum compromisso. Na Switzer, as compras feitas por marcação nos Showrooms têm o mesmo preço da compra online. 

Comprar peças de joalharia na Switzer é sinónimo de confiança e qualidade, com exclusividade e distinção, garantindo a satisfação das expectativas dos seus clientes.

Onde se localiza a sede principal?
A sede principal da Switzer localiza-se em Portugal, em Fátima. É dentro deste edifício que dirigimos os vários Showrooms de joalharia distribuídos pelo país, que procedemos à produção e manutenção de joias, alianças de casamento e anéis de noivado. É onde realizamos a gestão e todo o trabalho criativo da marca, desde o design até a cada uma das etapas de confeção da peça de joalharia.

Compram joias ou ouro na vossa joalharia?
Não compramos ouro nem recompramos peças de joalharia feitas pela própria marca ou outras.
A Switzer destina-se à fabricação e venda de joias, alianças de casamento, anéis de noivado e diamantes, com exclusividade e qualidade superior.

Como conseguem manter os preços competitivos?
Por ser fabricante, a Switzer consegue assegurar todas as etapas da cadeia de produção, criando valor ao longo do processo de fabrico de cada peça de joalharia. Graças a esta posição e à ausência de intermediários, conseguimos garantir uma qualidade superior à média do mercado em todas as joias, anéis de noivado e alianças de casamento. Acreditamos por isso que o preço final de cada peça de joalharia é uma combinação da sua qualidade, do seu valor e da excelência dos nossos serviços.

Tenho dúvidas entre as várias coleções. Com quem posso falar?
Na Switzer sabemos o quão complexa pode ser a escolha de uma joia, de um anel de noivado ou de umas alianças de casamento, especialmente se forem destinadas a alguma ocasião ou prenda especial. Desta forma, oferecemos aconselhamento gratuito e personalizado por telefone, por email ou através do preenchimento do nosso formulário de contacto no separador “Contactos” do nosso website.
Estamos disponíveis para o ajudar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, através do contacto 912 310 115 (também disponível por WhatsApp ou para marcação de reunião via Zoom) e a qualquer hora através do email info@switzer.pt.

Quando eu comprar as minhas alianças Switzer recebo uma caixa ou embalagem?
Na compra de qualquer joia Switzer recebe sempre uma caixa e o respetivo saco. A Switzer possui um packing conforme a coleção, isto é, cada coleção tem um padrão de caixa específico. Desta forma, peça de joalharia maiores terão também uma caixa maior enquanto peças mais pequenas terão também um packing mais pequeno adequado ao seu tamanho e estilo.

Como sei que a peça Switzer é verdadeira?
A peça obrigatoriamente deve possuir as marcas da Casa da Moeda Portuguesa que podem ser puncionadas ou inseridas com a tecnologia a lazer. Nestas marcas consta o símbolo de fabricante e o símbolo da contrastaria portuguesa para o metal em questão. Também deve ser sempre acompanhada de logótipo Switzer gravado a laser e seu documento de venda.

Quem atesta a veracidade das peças?
INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Qual é o órgão governamental fiscalizador das fábricas de jóias?
INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda

 

Joias Switzer

Posso desenhar a minha própria joia?
A Switzer assume todas as etapas do processo de fabricação de cada peça de joalharia, oferecendo a oportunidade de cada cliente desenhar e criar a sua própria joia, com apoio da nossa equipa de especialistas, designers, joalheiros e gemólogos. O cliente pode adaptar ao seu gosto as mais variadas coleções de joias existentes, alterando os materiais, as cores, as pedras preciosas e os diamantes, ou até mesmo criar uma peça de joalharia de raiz, totalmente única e personalizada, de acordo com os seu gostos, preferências, estilos e orçamento. 
Assim que é discutida a ideia inicial, é iniciado o projeto da peça de joalharia em 3D. O design é aprimorado e fazem-se as alterações necessárias, sempre em conformidade com a opinião do cliente. É realizada uma prototipagem 3D e uma impressão 3D em cera ou resina para verificar se a peça está totalmente de acordo com o pretendido. Aprovada esta última fase é realizada uma impressão final em cera para levar à fusão e proceder ao fabrico da peça de joalharia.

Quanto tempo demora o processo de produção de uma joia ou alianças de casamento?
O tempo de produção tanto de joias como alianças de casamento é sempre variável. Geralmente, para peças mais simples, pouco personalizadas, o tempo médio para a produção poderá rondar o mês, entre as 4 e as 6 semanas. Peças mais complexas e trabalhadas, que exijam personalização, prototipagem 3D, cravação e outros processos de fabrico, poderão demorar cerca de 2/3 meses a serem produzidas.
No entanto, estes prazos são sempre confirmados e acordados com o cliente no momento da compra, mediante avaliação da disponibilidade da fábrica. 

O ouro Switzer escurece ou oxida?
O ouro de 19.2kl não oxida, mas os outros toques de ouro como por exemplo de 9KL podem oxidar com facilidade. O ouro pode manchar se for colocado em contacto com substâncias como mercúrio e similares (como por exemplo Betadine e antissético).

As alianças e anéis em ouro branco ficam amarelos com o tempo?
Os anéis e alianças de ouro branco podem amarelar progressivamente. Isto porque o ouro branco de 1ª Lei é composto por três quartos de ouro puro (24Kl), com uma cor amarela intensa, e o restante por algumas ligas metálicas. Quando todos os diamantes e pedras estiverem cravados, a joia é submersa em ródio, um produto químico branqueador, que lhe atribuirá a cor adequada. É este banho de ródio que com o tempo e o uso perde intensidade, o que pode ser agravado por produtos químicos como o álcool gel. Este processo é natural e cada joia pode facilmente ser rebanhada com custos muito acessíveis.
A Switzer utiliza ródio de maior pureza e qualidade, garantindo um acabamento e lustre perfeito.

O ouro Switzer provoca alergia?
Não é comum, mas pode acontecer em casos muitos raros. É possível que quando se usa um anel de uma largura grande e demasiado justo, com a higiene diária das mãos sem a secagem correta da zona do anel, é criada humidade e um ambiente quente não respirável, que pode provocar um eczema de humidade, criando pequenas bolhas.

A aliança da Switzer pode alargar ou diminuir com o tempo?
As alianças Switzer não alargam, nem diminuem com o tempo. Esta sensação pode ser provocada provavelmente pela alteração de peso ou do inchaço das mãos com o calor.

A composição da minha jóia Switzer é 100% ouro?
Não, todas as joias levam alguma quantidade ligas que são necessárias para poder fundir e fazer as jóias. A grande diferença é que os diferentes toques de ouro levam diferentes quantidades de liga.

Ouro de 9kl é igual ao de 19kl?
Não, para cada toque de ouro há características específicas diferentes tais como qualidade, cor, dureza, maleabilidade, peso, índice de oxidação, valorização de mercado, durabilidade. Os toques mais altos são sempre melhores e mais resistentes, os toques mais baixos estão mais sujeitos a problemas como alergias e quebra.

Porque o ouro 9kl quebra tanto?
O ouro 9 kl é mais quebradiço devido à maior quantidade de ligas na sua composição, o que o leva a ficar mais rígido e pouco flexível. Desta forma, uma pequena pancada pode resultar na sua quebra.

Uso a minha aliança há pouco tempo e já está a ficar riscada. Porquê?
Quanto mais puro for ouro mais facilmente se riscam as alianças. Esta é uma característica e não um defeito do ouro 19.2kl e 18kl. Estes toques de ouro riscam-se mais, mas partem-se menos.

Já toques de ouro de 14kl e 9kl riscam-se menos, mas são mais quebradiços.

Ouro negro é realmente preto?
Não, o ouro é sempre amarelo, rosé ou branco. O negro ou grafite é sempre um banho e que com o uso sairá.

As joias Switzer podem ser gravadas?
Os gravadores profissionais da Switzer realizam gravações 100% a laser e de forma personalizada. Os clientes podem optar por: gravar um microtexto, como um poema por exemplo, no interior de uma aliança; gravar no exterior de aliança com ou sem patine (uma espécie de tinta) negra; gravar a própria impressão digital; no interior da aliança é possível também optar por fazer uma gravação com a própria caligrafia ou com uma fonte (tipo de letra). À gravação podem ser acrescentados símbolos já pré-definidos.

A gravação na aliança Switzer é gratuita?
Existem vários tipos de gravações e os preços dependem da complexidade do serviço. Salvo algumas exceções quando há oferta da gravação.

Como posso ver as possibilidades de gravação?
Pode ver as possibilidades para gravação no nosso website na secção "Simulador de Gravações", onde conseguirá simular os tipos de gravações.

As gravações saem com o tempo?
Não, a gravação nunca sai com o uso pois é feita a laser e com bastante profundidade, o que pode sair é o patine que colocamos para realçar a gravação, mas este pode ser facilmente reaplicado.

Se mais tarde eu decidir aumentar ou diminuir a minha aliança Switzer, tenho de refazer a gravação? Se sim, tem custos?
Cada aliança tem de ser avaliada individualmente pois cada situação requer um procedimento diferente. Para diminuir uma aliança e se houver espaço suficiente para a cortar sem estragar a gravação não há necessidade de regravar, mas se não houver espaço é necessário cortar por cima das inscrições e posteriormente retirar toda a gravação que está na aliança e colocar a nova na totalidade. Para realizar o aumento, o processo é bastante similar sendo ainda necessário recontrastar em alguns casos. Para todos os processos existem sempre custos e são orçamentados mediante a avaliação da peça.

Posso enviar os dados da minha gravação por fotografia do telemóvel?
Não, os dados só são válidos e aceites se forem enviados por email e nos impressos próprios para a gravação, extinguindo assim possíveis erros futuros. Caso a gravação seja em caligrafia então esta deve ser digitalizada e enviada por e-mail.

Na minha aliança Switzer a gravação era na cor preta, mas o preto tem desaparecido?
O preto é um patine (tinta para ouro) que passamos por dentro da gravação a laser para ela ficar mais bonita e com melhor definição para as fotografias no dia do casamento. Mas com o passar dos anos e com uso de produtos de limpeza a tinta pode sair.

Posso fazer exercício físico com jóias Switzer? Anéis, aliança, brincos, colares e pulseiras?
Pode, mas se os exercícios físicos que fizer colocarem a joia em contacto com halteres, aparelhos de peso em ferro, entre outros, provavelmente a peça vai ser danificada ou pelo menos riscada. O ideal é ter bom senso e avaliar se o tipo de exercício pode danificar a peça. Lembramos que este tipo de danos não se enquadram na garantia devido ao mau uso.

Aço dourado ou rodinado é considerado joia? Alumínio dourado é considerado joia?
Não! Esses tipos de metais são meras bijuterias, não tem valor nenhum em termos de preciosidade.

Que metais são considerados preciosos?
Os metais que são considerados preciosos são o ouro, prata, platina e ródio.

Zircónias são pedras preciosas?
Não! Zircónias são um simples vidro lapidado e quebram-se com muita facilidade.

Posso tomar banho com minhas joias Switzer?
Pode tomar banho normalmente com suas jóias com exceção das pérolas.

E banho de piscina e de mar?
Pode, mas há sempre o risco de perder na água do mar ou piscina.

As peças em ouro de toque mais baixo podem sofre alguma reação por causa do cloro da piscina se este estiver mal doseado.

Posso trocar de acabamento das peças Switzer depois de algum tempo?
Sim pode. Sempre que desejar pode vir refazer sua textura ou fazer uma nova diferente, mas deve ter em consideração que cada vez que se faz um polimento ou uma nova textura acontece sempre uma ligeira perda de metal.

Posso posteriormente trocar pedras de zircónias por diamantes?
Não!  Uma vez feita a cravação original a têmpera do metal fica alterada, se for mexida uma segunda vez perde propriedades de segurança em relação a perda de pedras.

Posso posteriormente acrescentar mais pedras na minha aliança?
Sim, se houver espaço e se a coleção permitir, pode sempre cravar mais pedras na sua aliança.

Alianças com muitos frisos acumulam sujidade? Como limpar dia-a-dia?
Para quem usa alianças de forma contínua, estas normalmente são limpas com nossa higiene diária (banho, lavagem de mãos).

Tenho uma aliança de família e quero utilizá-la acoplada a uma nova, posso?
Sim.  Podemos acoplar.

Tenho ouro para derreter, pode ser utilizado na minha aliança Switzer?
Sim, mas a sua aliança deve ser produzida na totalidade com o seu ouro no modelo que desejar personalizado.

Sou enfermeira posso usar alianças Switzer de ouro no trabalho?
Sim, pode desde que seus superiores o permitam. No entanto alianças em ouro branco que tenham levado banho de ródio branco ou negro terão o seu banho desgastado de maneira muito mais rápida devido à constante utilização de produtos de higienização, como álcool gel e similares.

Posso saber o tamanho do meu dedo à distância?
Sim, nestes casos enviamos por e-mail um medidor que pode imprimir e depois simular a medida parcial dos dedos. Mas o ideal é sempre fazer a medida presencialmente.

O que posso oferecer num aniversário?
A Switzer sabe o quão importante é festejar um aniversário de casamento, de namoro ou de algum familiar ou amigo especial. Neste sentido, oferecemos uma ampla coleção de joias para oferecer a alguém muito especial. Existem diversas peças de joalharia que completam de forma harmoniosa as alianças de casamento ou o anel de noivado, como por exemplo outros anéis, colares ou brincos de diamantes.  

Se assim o desejar, a nossa equipa de apoio ao cliente poderá lembrá-lo das próximas datas especiais a celebrar e poderá recomendar-lhe, com base no conhecimento adquirido em compras anteriores (como o número de dedo, os gostos e estilos), as melhores peças de joalharia que farão parte de um presente de aniversário perfeito.
Temos também disponíveis vouchers de aniversário que poderá adquirir e oferecer a uma pessoa especial, para que ela possa escolher ou personalizar a sua peça de joalharia favorita.  

 

Diamantes Switzer

Qual a qualidade das joias de diamantes da Switzer?
Na Switzer selecionamos e utilizamos diamantes com qualidade superior e de diferentes quilates, podendo solicitar orçamento de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente.

Os diamantes podem partir?
Os diamantes são formados em condições extremas de temperatura e pressão e, para além disso, são considerados o material natural mais duro conhecido pelo Homem. Por serem muito duros, facilmente se acredita que os diamantes são indestrutíveis, o que não é verdade. Embora não sejam frágeis, os diamantes podem partir, uma vez que possuem diversos pontos de fraqueza. Se fossem de todo inquebráveis, não poderiam sequer ser trabalhados para fazer parte das mais diversas joias.
Embora um bom trabalho de cravação proteja os principais pontos de fraqueza da estrutura do diamante, pancadas muito violentas por outros materiais rígidos ou choques térmicos podem resultar na sua quebra.

Os diamantes Switzer mudam de cor?
Não, jamais mudam de cor. Se mudar de cor é porque foi danificado.

A Zircónias é igual ao diamante?
Não. As zircónias são vidro que foi lapidado pelos mesmos processos em que os diamantes são lapidados. Ficam basicamente com o mesmo visual, mas as suas propriedades são completamente diferentes. O diamante é um mineral natural raro e caro e a zircónia é um simples vidro.

 

Manutenção e Garantias

Quando o banho de ródio sair da minha peça a Switzer cobra para refazer o banho?
Sim, há sempre custo para refazer o banho com galvanização de ródio.

Em caso de manutenção / reparação de jóias Switzer, quanto tempo demora para ser executado?
Normalmente 1 mês, mas este prazo é sempre confirmado e acordado mediante avaliação da disponibilidade da fábrica para o momento em questão, este poderá ser mais ou menos tempo.

Que tipo de garantia têm os diamantes Switzer?
Todas os diamantes passam por um rigoroso controlo de qualidade antes de saírem da nossa sede, onde é revista a estrutura da pedra, os diamantes e a cravação, evitando que as peças de joalharia saiam da fábrica com defeitos. Além disso, a Switzer oferece quatro tipos de garantia aos seus clientes: 

  • Garantia vitalícia contra defeitos de lapidação; 
  • Garantia de 2 anos desde a aquisição das joias sobre defeitos de cravação; 
  • Manutenção gratuita de polimento, texturas e limpeza, nos dois primeiros anos; 
  • Fatura detalhada e descritiva da peça, com o seu peso e características. 

Todos os diamantes a partir de um determinado peso são certificados internacionalmente pelos melhores laboratórios gemológicos do mundo. 

Que tipo de garantia têm os as joias Switzer?
Todas as peças devem possuir obrigatoriamente as marcas da Casa da Moeda Portuguesa, inseridas com tecnologia a laser. Nestas marcas consta o símbolo de fabricante e o símbolo da contrastaria portuguesa para o metal em questão. Cada peça de joalharia também é sempre acompanhada pelo logótipo da Switzer gravado a laser e pelo seu documento de venda. A INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda testa a veracidade de todas as joias e fiscaliza todas as fábricas. 
Todas as joias, anéis de noivado e alianças de casamento passam por um controlo de qualidade antes de saírem da nossa sede, onde é revista a estrutura da joia, as pedras e a cravação, evitando que as peças de joalharia saiam da fábrica com defeitos. Além disso, a Switzer oferece três tipos de garantia aos seus clientes: 

  • Garantia vitalícia contra defeitos de fabrico;
  • Garantia de 2 anos desde a aquisição das joias sobre defeitos de cravação;
  • Manutenção gratuita de polimento, texturas e limpeza, nos dois primeiros anos.

A garantia não abrange danos causados por má utilização. 

 

Encomendas e Envios

Posso cancelar ou alterar o modelo da minha encomenda?
Cada peça de joalharia Switzer é realizada por encomenda e personalizada para cada cliente ao nível de materiais, tamanho, tipo de cravação, lapidação, de acordo com os seus gostos e as suas preferências. Desta forma e principalmente após a peça ter começado a ser produzida, não é possível cancelar ou alterar o modelo da sua encomenda. 
Caso surja alguma dúvida acerca da peça de joalharia que encomendou, não hesite em contactar-nos para que possamos avaliar a situação individualmente e aconselhá-lo da melhor maneira. 

Fazem envio da minha encomenda?
Sim, fazemos envio da sua encomenda, mas tem sempre o valor dos portes a cargo do cliente. Saiba mais no separador do nosso website “Envios”.

Posso pôr uma morada de entrega diferente à de faturação?
É possível colocar uma morada de entrega diferente da morada de faturação desde que nos envie um email a solicitar a alteração de morada através do email da sua ficha de cliente, isto é, do email com que se registou para efetuar a compra. 

Como consigo informação sobre o estado da minha encomenda?
Caso tenha dúvidas sobre o acompanhamento da sua encomenda em curso, poderá contactar o nosso serviço de apoio ao cliente por email (info@switzer.pt) ou por telefone através do número (+351) 912 310 115, de segunda a sexta-feira das 10h às 19h30.

Com que empresas transportadoras fazem os envios? São seguros?
Temos acordos com as principais empresas de transportes: NACEX, FedEx, DHL e MRW. Todas as nossas peças de joalharia têm seguros contra perda ou roubo durante o envio.

Fazem envios internacionais?
A Switzer realiza envios internacionais. No entanto, é sempre necessário consultar junto do nosso serviço de apoio ao cliente os custos adicionais na nossa tabela de preços, informando o país de destino pretendido. Os custos de envio não incluem taxas alfandegárias que, eventualmente, sejam cobradas no país de destino aquando da chegada da encomenda. 

Quanto tempo demoro a receber a minha encomenda?
O tempo de envio de uma peça de joalharia, após o tempo de produção é, em média, entre os 6 a 12 dias úteis. No entanto, estes dias são sempre calculados mediante a disponibilidade das empresas transportadoras e o cliente informado com a respetiva antecedência. 

O que acontece se a minha joia se perder no envio?
É muito pouco provável que a joia se perca durante o envio. Caso aconteça, a Switzer enviará a peça de joalharia de novo, sem qualquer custo adicional. 
A entrega requer a sua identificação e a assinatura do documento comprovativo de receção. Após a receção da joia, os riscos de danos, perdas ou roubo dos artigos transferem-se para o cliente.