Guia de Diamantes

Guia de Diamantes

 

Que tipo de garantia têm os diamantes Switzer?
Todas as joias, anéis de noivado e alianças de casamento com e sem diamantes passam por um rigoroso controlo de qualidade antes de saírem da nossa sede, onde é revista a estrutura da pedra, os diamantes e a cravação, evitando que as peças de joalharia saiam da fábrica com defeitos. Além disso, a Switzer oferece três tipos de garantia aos seus clientes: 

  • Garantia vitalícia contra defeitos de lapidação; 
  • Garantia de 2 anos desde a aquisição das joias sobre defeitos de cravação; 
  • Manutenção gratuita de polimento, texturas e limpeza, nos dois primeiros anos; 
  • Fatura detalhada e descritiva da peça, com o seu peso e características. 

Todos os diamantes a partir de um determinado peso são certificados internacionalmente pelos melhores laboratórios gemológicos do mundo. 

De onde provêm os diamantes Switzer?
Todos os diamantes são adquiridos a partir de fontes legais, documentadas e certificadas internacionalmente, através de prestigiados laboratórios gemológicos, garantido que todos os diamantes são provenientes de zonas livres de conflito, sem exploração e mão de obra infantil ou financiamento de conflitos armados. 

Devo investir em diamantes?
Os diamantes são pedras naturais e cada diamante vem com características únicas internas e externas. O valor de um diamante é baseado na combinação das suas qualidades e características, avaliadas profissionalmente por especialistas e documentados em detalhe.  
O diamante certificado é um investimento seguro e interessante e médio e longo prazo visto que os diamantes não perdem valor, são fáceis de transportar, apesar do seu tamanho possuem um elevado valor económico e podem ser utilizados em joias sem perder o seu valor comercial.
É importante que os diamantes de investimento, isto é, aqueles que se encontram acima de 0.40 quilates, estejam certificados por laboratórios gemológicos internacionais, validados pela marca Switzer e reconhecidos mundialmente por comerciantes de diamantes com o GIA, HRD, IGI, entre outros. 

Os especialistas da Switzer poderão informá-lo e aconselhá-lo sobre a ampla oferta de diamantes certificados, de acordo com as suas necessidades e orçamento. 

Qual a qualidade das joias de diamantes da Switzer?
Na Switzer selecionamos e utilizamos diamantes com qualidade superior e de diferentes quilates, podendo solicitar orçamento de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente.

O que significa peso total?
O peso total é o peso da totalidade de todas as pedras preciosas e diamantes que compõem a peça de joalharia.

Qual a diferença entre pontos e quilates num diamante?
Quando nos estamos a referir a pedras preciosas e diamantes, o quilate é a unidade utilizada para descrever o seu peso, que é a medida mundialmente adotada para nos referirmos ao peso de um diamante. Como os diamantes são muito leves, seria muito complicado utilizar uma medida como o quilo ou a grama, por isso foi criado o quilate: uma unidade de peso específica para pedras preciosas e diamantes. Um quilate equivale a 0,2 gramas.
O ponto não é mais do que uma unidade de medida ainda mais simplificada do que o quilate. Um quilate equivale a 100 pontos, o que ajuda quando é necessário utilizar números inferiores a 1. Desta forma, um diamante que pese 0,25 quilates será um diamante de 25 pontos, por exemplo.

Os diamantes podem partir?
Os diamantes são formados em condições extremas de temperatura e pressão e, para além disso, são considerados o material natural mais duro conhecido pelo Homem. Por serem muito duros, facilmente se acredita que os diamantes são indestrutíveis, o que não é verdade. Embora não sejam frágeis, os diamantes podem partir, uma vez que possuem diversos pontos de fraqueza. Se fossem de todo inquebráveis, não poderiam sequer ser trabalhados para fazer parte das mais diversas joias.
Embora um bom trabalho de cravação proteja os principais pontos de fraqueza da estrutura do diamante, pancadas muito violentas por outros materiais rígidos ou choques térmicos podem resultar na sua quebra.

Que cuidados devo ter com os diamantes?
Os diamantes possuem uma propriedade muito interessante: atraem gordura e repelem água. É importante evitar tocar diretamente nos diamantes, para não acelerar o processo de acúmulo de gordura, o que acontece muito frequentemente com pequenas tarefas do dia-a-dia, como amassar pão e com a utilização de sabonetes de barra ou cremes hidratantes.
A melhor solução caseira para a limpeza de diamantes é deixá-los de molho num pote com água morna e detergente e limpar os excessos com uma escova de cerdas muito suaves. No entanto, recomendamos sempre que a limpeza de todos os diamantes, joias e pedras preciosas sejam feitas numa joalharia, para que a limpeza seja feita de forma eficaz e segura, sem correr o risco de prejudicar a joia e todos os seus outros componentes. 
É muito importante que os diamantes
sejam limpos anualmente e que estejam protegidos de situações de risco.