Qualidade das Pérolas

Qualidade das Pérolas

Há cinco itens que determinam a qualidade da pérola:
1. Lustre -  Brilho que vem de dentro da pérola e que chega a alcançar uma luminosidade de espelho.
2. Superfície – Suavidade e homogeneidade são os principais itens relacionados à “pele” da pérola. O ideal é não apresentar bolhas, saliências, manchas, fendas, nem outras imperfeições. Quanto mais limpa a superfície, maior a qualidade.
3. Formato – Neste item o mais importante é o gosto da pessoa. As mais populares para colares são as redondas. Há ainda quem goste das ovaladas, em forma de pêra, gota, cruz, botão, etc.
4. Cor – Considerado o factor mais importante na escolha de uma pérola é, também, uma questão de gosto. A cor afecta o preço consoante a sua raridade.
5. Tamanho – O tamanho afecta dramaticamente o preço, pois as pérolas grandes são muito raras, portanto extremamente mais caras.

 

RECONHECIMENTO DE PÉROLAS

 

As pérolas artificiais são fabricadas através de esferas de vidro, acrílico, plástico ou contas de madrepérola embebidas numa substância conhecida do Oriente e que consiste na mistura de laca com escamas de peixe, o que dá ao vidro uma textura e brilho parecida com a pérola.

Para verificar se uma pérola é verdadeira ou falsa, pode passar suavemente a pérola pelo canto dos dentes (os de cima são mais sensíveis): a pérola verdadeira terá um toque “arenoso”, como se tivesse alguns grãos de areia, enquanto que a pérola falsa será escorregadia e lisa.