Tipos de Cravação

Tipos de Cravação

Tipos de Cravação

Garra
A cravação em garra é uma das mais clássicas e reconhecidas cravações para anéis de noivado. Elegante e intemporal, este tipo de cravação segura a pedra em várias locais de maneira subtil.

Confere segurança e estabilidade ao anel, é fácil de limpar e está disponível para os mais variados orçamentos. Pode ter quatro, seis ou mais garras.
Não é o ideal para estilos de vida muito ativos uma vez que as garras podem facilmente prender-se na roupa ou no cabelo. Comparado com outros tipos de cravação, este permite uma grande entrada de luz. No entanto, quanto mais garras tiver menos luz entrará no diamante. Manutenção regular é importante para verificar se as pedras continuam seguras.

Catedral
A cravação em Catedral concede um estilo muito sofisticado e vintage. A pedra é segura acima da linha do aro do anel por arcos de metal. Permite salientar o diamante e torná-lo aparentemente maior. Podem ainda ser adicionadas pequenas pedras para tornar o anel mais opulento nos arcos laterais. Permite personalizar facilmente. No entanto, a dificuldade em aceder à parte de baixo do diamante torna-o mais trabalhoso de limpar.

Flush / Gipsy
Este tipo de cravação é caracterizado pela colocação do diamante embutido no próprio aro do anel, que tem um orifício onde a pedra encaixa perfeitamente. Confere segurança e proteção à pedra, perfeito para quem tenciona usar o anel diariamente uma vez que é muito confortável.

A cravação Flush / Gipsy é vista, muito frequentemente, como uma visão moderna do anel de noivado. É seguro e fácil de limpar.

Vintage
A cravação Vintage integra toques artísticos de um certo período da história como por exemplo as épocas Eduardiana, Vitoriana e Art Déco, reconhecidas pelas suas características bem trabalhadas e floreadas.  Pode ser cravado criando efeito de filigrana (é um trabalho ornamental feito com pequenos fios de metal, utilizado já há muito na joalharia) e miligrifo.

Anéis de noivado vintage passam por muitas ondas de popularidade e podem integrar desenhos elaborados e combinações que atraem a herança e influências clássicas.
Este tipo de cravação requer manutenção regular e não é o mais indicado para quem pratica estilos de vida muito ativos.

Invisível
O tipo de cravação Invisível tornou-se muito popular nos anos 20 e tem sido adaptado para designs mais modernos. As pedras são colocadas lado a lado, seguradas por uma estrutura metálica por baixo delas, criando uma maior área de brilho e destaque. Apesar das pedras construírem uma boa aparência visual, este tipo de cravação não é o mais seguro e há maior probabilidade de uma pedra se soltar com o tempo. Para além disso, é também difícil de limpar.

Pavê
A cravação em Pavê permite agrupar pequenas pedras e fazer com que estas pareçam mais brilhantes. São criados pequenos orifícios no aro do anel onde encaixam as pedras, fixando-as com pequenas gotas de metal entre cada uma. Requer alguma manutenção devido à quantidade de pedras, mas adiciona um toque muito glamoroso ao anel.

Este tipo de cravação requer uma maior manutenção devido à quantidade de pequenas pedras que possui, dificultando também a limpeza do anel.

Ilusion
O tipo de cravação Ilusão permite criar a ilusão de ter um diamante maior. Para este efeito, é adicionado uma tira de metal à volta da cintura do diamante. Este tipo de cravação tornou-se muito popular nos anos 50 pelo seu efeito vintage.

Confere também muita segurança e estabilidade ao anel de noivado.

Solitário
Este tipo de cravação segura o diamante com quatro garras, uma em cada canto da pedra e um cesto onde encaixa a pedra. É um estilo muito popular que está sempre na moda. É clássico, minimalista e intemporal e permite a entrada de luz na pedra.

Confere segurança, permitindo a sua utilização diária e requer alguma manutenção para garantir o contínuo suporte do diamante.

Bezel
O tipo de cravação Bezel utiliza uma tira de metal em torno da pedra para que ela fique totalmente envolvida em torno da sua circunferência, o que diminui a visualização do tamanho da pedra.

Apesar de restringir um pouco a entrada de luz, é o tipo de cravação que melhor protege e segura a pedra, caracterizado pela pouca necessidade de manutenção e pela facilidade de limpeza.

Bar
O tipo de cravação em Bar foi desenhado para segurar pedras posicionadas em fila, com pequenas barras de metal entre elas para maior segurança. Permite uma grande entrada de luz nos diamantes. No entanto, as pedras ficam menos protegidas de possíveis pancadas e alterações de tamanho podem ser dispendiosas.

É o tipo de cravação ideal para anéis com pedras pequenas.

Cluster
A cravação Cluster é um pouco mais rara de encontrar, mas é uma maneira muito graciosa de colocar os diamantes. Envolve pequenas pedras, colocadas em conjunto, para criar uma explosão de brilho. Pode ter um grande diamante central ou várias pedras do mesmo tamanho. Requer alguma manutenção e cuidados devido à quantidade de pedras. Costuma ser mais económico do que um anel com uma única grande pedra.

Três Pedra
Como o nome refere, este tipo de cravação remete para um anel de noivado com três pedras colocadas lado a lado, com possibilidade de usar uma pedra maior ao centro. Podem ser conjugadas pedras de cor ao lado do diamante central.

Maior ou menor segurança dependerá da forma como as pedras serão sustentadas, isto é, do tipo de cravação, que pode ser de Garras, Bezel ou outro. Remete para um estilo aparentemente tradicional, mas também incomum.
A manutenção poderá ter de ser mais frequente dependendo do tipo de cravação utilizado.

Trellis
É uma variação da cravação em garra, com quatro garras a segurar o diamante no centro do anel. Estas garras cruzam-se para criar um ambiente seguro e elegante e para manter as pedras protegidas.  A cravação Trellis funciona muito bem com múltiplas pedras, o que lhe confere um efeito vintage e clássico.

Tiffany
A cravação Tiffany é também uma variação da cravação em garra, elegante e simétrica, reconhecida por permitir uma maior entrada de luz no anel e, consequentemente, um maior brilho. Projetada em 1886, este tipo de cravação revolucionou a maneira como os diamantes podiam ser colocados no anel para que pudessem brilhar mais e melhor que nunca.

É muito segura, sustentando as pedras com estabilidade e durabilidade e muito associada ao luxo e à classe.

Halo
O tipo de cravação Halo possui um aro de diamantes ou pequenas pedras posicionadas em torno da pedra central, criando um maior brilho e deslumbramento do anel.

Permite destacar a pedra central, fazendo com que esta pareça maior e mais realçada.
Este tipo de cravação é muito seguro e costuma ter uma excelente relação qualidade-preço, tornando um anel mais simples visualmente mais luxuoso. Pode requerer mais manutenção e maior dificuldade em limpar, devido à quantidade de pedras.

Channel
A cravação Channel coloca os diamantes dentro do aro tipo canal do próprio anel, em toda a sua extensão. Pode ser conjugada com outros tipos de cravação e com uma pedra central maior, perfeita para quem procura um extra toque de glamour.

Alterações de tamanho podem ser dispendiosas e pode existir alguma dificuldade em limpar. As pedras ficam bem protegidas o que é ideal para um estilo de vida mais prático.

Tensão
A cravação Flutuante segura a pedra usando as duas laterais do aro do próprio anel. Este estilo é visto em anéis de noivado mais modernos e permite uma grande entrada de luz no diamante.

É um tipo de cravação menos seguro e que requer manutenção mais frequente.
As duas laterais do aro do anel têm de ser do tamanho exato para combinar com o tamanho da pedra, pelo que não é possível realizar aumentos ou diminuições de tamanho ao anel. Ainda assim confere muito brilho extra e permite a criação de designs únicos.

Torção
Este tipo de cravação é caracterizado pela torção do aro do anel, criando um efeito cruzado. É ideal para quem procura uma abordagem mais tradicional e, dependendo do design utilizado, pode ser uma forma subtil de adicionar um toque diferenciador ao anel. Permite tornar um design clássico numa visão mais moderna e contemporânea.

Apesar de ser um pouco difícil de limpar, é um tipo de cravação muito segura e que permite a entrada de muita luz no diamante.

Personalizada
Uma cravação personalizada permite criar um anel único e pessoal, combinando detalhes e utilizando a simbologia das pedras e cores para comunicar de forma subtil a vossa história de amor.

Trabalhar diretamente com um designer de jóias, também possibilita criar exatamente o anel de noivado pretendido, utilizando uma combinação de estilos de cravações, texturas e cores. Permite escolher cravações que melhor suportam as pedras e diamantes, que permitam uma maior entrada de luz para um maior brilho, adicionando valor sentimental e criando um anel único e especial.